segunda-feira, 22 de março de 2010

Princesa? - Nãaaaaaaaaao!

'... Uma coisa que eu acho que talvez seja importante de verdade:
Essa coisa de princesa, que há quatro anos eu tinha certeza de que ia acabar com a minha vida, tinha se revelado totalmente o oposto. Na verdade, eu aprendi muito com isso, e aprendi algumas coisas muito importantes. Como por exemplo a me defender, e a ser eu mesma. Como conseguir o que eu quero da vida, de acordo com os meus próprios parâmetros. [...]
E também me ensinou outra coisa.
Que é que a gente perde coisas na medida em que vai ficando mais velha, coisas que a gente não quer necessariamente perder. Alguma coisas tão simples como... bom, os dentes de leite quando se é criança, já que eles abrem lugar para os dentes de adulto.
Mas, à medida que a gente envelhece, perde outras coisas, ainda mais importantes, como amigos - se tiver sorte, só os maus amigos, que talvez não fossem tão bons quanto a gente achava. Com sorte, a gente consegue ficar com os amigos de verdade, aqueles que estão sempre prontos a ajudar a gente... mesmo quando pode parecer que eles não estão.
Porque amigos assim são mais preciosos do que todas as tiaras do mundo.
Também aprendi que existem coisas que a gente quer perder... como aquele chapéu que todo mundo joga pra cima na formatura. Quer dizer, porque você ia querer ficar com uma coisa daquelas? O ensino médio é um saco. As pessoas que dizem que esses são os melhores anos da vida delas são mentirosas... Quem vai querer que seus melhores anos sejam na escola? A escola é uma coisa que todo mundo devia estar prondo pra perder.
E dai existem coisas que a gente pensava que queria perder, mas não perdeu... e depois fica feliz por não ter perdido. [ ... ]
E, sim, no fim... estou feliz com isto.
Quer dizer, é verdade que às vezes é um saco ser princesa.
Mas eu sei que existem maneiras de me aproveitar disso para poder ajudar os outros talvez, no fim, até para transformar o mundo em um lugar melhor. Não fazendo coisas grandiosas, obrigatoriamente. Claro que eu não vou inventar um braço cirúrgico robotizado que vai salvar a vida de muitas pessoas.
Mas eu escrevi um livro que talvez ajude alguém que tem uma pessoa que ama sendo operada por esse braço a esquecer o quanto astá assustado durante a espera até o fim da cirurgia, como o Michael sugeriu.
Ah, e eu levei a democracia a um país que não a conhecia.
E, tudo bem,essas são todas coisas pequenas. Mas é preciso dar um passo de cada vez.
E, que saber a principal razão por que eu estou feliz por ter descoberto que era princesa, e que vou ser pelo resto da vida?
Se não fosse isso, duvido muito que eu tivesse um final assim tão feliz. ... '

[ PRINCESA - para sempre -         / Meg Cabot ]



Eu não sou princesa, ou talvez até seja, do meu jeito, mas sabe, eu aprendi todas essas coisas também, e não escrevi um livro, AINDA, mas vou escrever, e eu não levei a democracia pra lugar nenhum, e dificilmente eu vá levar algum dia, mas não importa. EU perdi nesses anos, muito mais coisas do que gostaria, mas, pra compensar, ganhei coisas incontáveis, aprendi coisas que nunca pensei ser capaz, aprendi um jeito meu de me mostrar, que, no fim, possa ser só NÃO me mostrando. Aprendi a expor o que eu quero, sem necessariamente usar palavras pra isso. A vida não é justa, e eu digo isso por mim. Mas, se, de repente, eu for justa, e você também, a vida não se convence e vica melhor ^^.


Porque eu estou feliz.

.

Um comentário: